Lula registra 49% de aprovação e 50% de desaprovação, diz CB Consultora

Por Nossa Hora
Quinta-Feira, 28 de Agosto de 2025 às 06:41
Foto:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recuperou a liderança no ranking de presidentes mais populares da América do Sul. De acordo com a CB Consultoria e Opinión Pública, 49,2% dos brasileiros têm uma imagem positiva de Lula, enquanto 49,5% têm uma imagem negativa; 1,3% não opinaram.

O levantamento mensal, realizado pela consultoria argentina, acompanha a avaliação de líderes em 10 países sul-americanos. No mês anterior, Lula havia alcançado a segunda colocação, depois de ocupar o terceiro lugar. O uruguaio Yamandú Orsi e o equatoriano Daniel Noboa completam o pódio.

A última vez que Lula liderou o ranking da consultoria argentina foi em julho de 2024, há mais de um ano, quando registrou 53,6% de aprovação contra 42.9% de desaprovação.

Os dados atuais indicam uma recuperação na imagem do presidente, sustentada por sinais de melhora na economia, pela confrontação com o presidente americano Donald Trump sobre o tarifaço e pela defesa das instituições brasileiras.

A pesquisa foi realizada online entre os dias 18 e 22 de agosto de 2025, com 1.578 entrevistados com 18 anos ou mais. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

Ministros de Estado

A consultoria também avaliou a popularidade dos titulares das pastas ministeriais em cada país. No Brasil, Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, lidera o ranking, com 47,5% de aprovação e 45,6% de desaprovação.

Em seguida aparece a ministra Simone Tebet, do Planejamento, com 44,1% de aprovação e 49,9% de rejeição. O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, aparece em terceiro lugar, com 43,8% de aprovação e 53% de desaprovação.



Jota



Foto: Ricardo Stuckert / PR