Câmara aprecia contas de 2012 do Executivo de Camaçari em primeiro turno


Durante a 14a Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (30/09), a Câmara de Camaçari apreciou, em primeiro turno, as contas do ano de 2012 do Poder Executivo Municipal. Os vereadores votaram, por maioria, a favor do relatório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que opinou pela aprovação das contas da prefeitura. Foram 11 votos a favor da aprovação, 9 contra e 1 abstenção.
O relatório do TCM enviado à Casa Legislativa é resultado do Processo de Julgamento de Contas do Executivo Municipal Nº 1/2025 - Processo TCM nº 08922·13, e opinou pela aprovação, com ressalvas, das contas da Prefeitura Municipal, cujo gestor à época era Luiz Carlos Caetano. O relator do processo do TCM foi o conselheiro Nelson Pelegrino.
Para análise do documento, foi criada uma Comissão Especial na Câmara, que apresentou parecer que foi de encontro ao documento do TCM e, portanto, pediu a rejeição das contas do Executivo. A Comissão Especial da Câmara foi presidida pelo vereador Jackson Josué (União) e teve como relator o vereador Jamessom (União) e como membros os vereadores Herbinho (União), Tagner Cerqueira (PT) e Dentinho do Sindicato (PT).
O único parlamentar a usar a tribuna foi o vereador Dr. Samuka (PRD), que destacou que a comissão fez um trabalho de excelência. “Registramos aqui o trabalho da Comissão que foi feito com base em uma análise totalmente técnica. Foram averiguadas no processo muitas irregularidades que foram cometidas pelo Poder Executivo e, por isso, o relatório da comissão opina para rejeição das contas”, declarou.
Na votação, o relatório da comissão foi rejeitado por 11 votos contra, 9 a favor e 01 abstenção, sendo do vereador Manoel Jacaré (PP). Com isso, a maioria decidiu, em primeiro turno, pela aprovação do relatório do TCM que opinou pela aprovação das contas de 2012 do Poder Executivo. A matéria segue agora para discussão e votação em segundo turno.
Votaram a favor da aprovação das contas os vereadores Tagner Cerqueira (PT), Dentinho do Sindicato (PT), Neidinha (PT), Kaique Ara (PT), Paulinho do Som (PT), Sales Brito (PSD), Luisão (Republicanos), João Dão (PSB), Vagner Bispo (PSB), Dílson Magalhães (PSDB) e Ivandel Pires (Sem partido).
Votaram pela rejeição das contas os vereadores Dr. Samuka (PRD), Jackson Josué (União), Dudu do Povo (União), Jamelão (Cidadania), Jamessom (União), Tarcísio Coiffeur (PSDB), Dr. Elias Natan (PSDB), Herbinho (União), Maurício Qualidade (União). O vereador Manoel Jacaré (PP) se absteve da votação e o vereador Manoel Filho (PL) não compareceu à sessão ordinária.