Zé Ronaldo vai à Justiça para evitar associação com Colbert
O ex-prefeito José Ronaldo (União Brasil) buscou se distanciar de associações entre sua campanha e o atual prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB). Como parte dessa estratégia, José Ronaldo entrou na Justiça Eleitoral contra seu adversário, Zé Neto (PT), pedindo a suspensão de jingles e postagens que o associam a Colbert.
Na ação movida no último domingo (1º), a campanha de José Ronaldo alegou que as associações feitas por Zé Neto “violam direitos basilares de personalidade” do ex-prefeito. Além disso, a acusação sustentou que os jingles podem confundir os eleitores do município.
“Ademais, a substituição do nome do Representante por outro ultrapassa qualquer crítica ou manifestação política aceitável, representando verdadeira ofensa à honra do candidato Representante. Há manifesta divulgação de informação falsa, violadora da honra do candidato com fins de ludibriar o eleitor a ter conceito manifestamente equivocado sobre os fatos”, argumenta a defesa de Ronaldo.
Ronaldo também solicitou direito de resposta às associações promovidas pela campanha de Zé Neto, pedindo que a resposta seja veiculada na propaganda eleitoral por, no mínimo, um minuto.
“Julgar procedente o pedido de direito de resposta no seu mérito, reconhecendo a ocorrência de fato sabidamente inverídico e injurioso que viola honra do candidato em seu direito de personalidade, além de influenciar, desequilibrar e criar estados emocionais e passionais no pleito eleitoral, conferindo, por conseguinte a resposta vindicada para que seja disponibilizado o tempo não inferior a 1 minuto”, requer a acusação.
Do outro lado da disputa, Felipe Freitas, coordenador da campanha de Zé Neto e ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos do governo do Estado, criticou a tentativa de José Ronaldo de desvincular sua imagem da de Colbert Martins. Felipe ressaltou que foi o próprio José Ronaldo quem endossou e apoiou a candidatura de Colbert, e que ambos fazem parte do mesmo grupo político que administra Feira de Santana há mais de 20 anos.
“Lamentável que o ex-prefeito tente impedir na Justiça que o povo de Feira lembre que ele é aliado, padrinho político e integrante do governo de Colbert”, afirmou Felipe, acrescentando: “Não há qualquer ofensa à honra de Zé Ronaldo dizer que ele é parte do governo e líder do grupo político de Colbert”.
O coordenador da campanha de Zé Neto ainda citou que a população de Feira precisa saber quem são os responsáveis pelos problemas enfrentados pelo município, especialmente os que atingem a população mais pobre. “Feira de Santana tem o direito de saber que Zé Ronaldo está no centro da tragédia administrativa do governo”, completou.
Revés - Ontem (3), o juiz eleitoral Roque Ruy Barbosa de Araújo negou uma liminar também solicitada pela campanha de José Ronaldo, que pretendia suspender a propaganda institucional do governo da Bahia em Feira de Santana, alegando um suposto favorecimento a Zé Neto. O juiz decidiu que não havia comprovação de irregularidade na publicidade institucional divulgada pelo governo em outdoors e emissoras de rádio e TV.
Por Mateus soares
Foto: Reprodução