VW vai investir mais R$ 9 bilhões no país e lançar picape e carro híbrido
Há 70 anos no Brasil, a Volkswagen foi uma das marcas que mais cresceu no país no ano passado. Esse resultado aguçou o apetite do fabricante alemão, que anunciou que vai injetar mais R$ 9 bilhões no mercado brasileiro até 2028. Com os R$ 7 bilhões que foram anunciados anteriormente, que contemplam o período de 2022 até 2026, a soma chega aos R$ 16 bilhões.
Além do investimento em tecnologias e atualização de fábricas, a nova ofensiva de produtos inclui dois veículos inéditos a serem produzidos na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Na fábrica de São José dos Pinhais (PR), será produzida uma picape inédita, que irá concorrer com Chevrolet Montana e Fiat Toro. A empresa confirmou que a Amarok continuará sendo produzida na fábrica de Pacheco, na Argentina.
A planta Taubaté (SP), que atualmente produz apenas o Polo, fabricará um automóvel inédito, 100% desenvolvido no Brasil. A fábrica de motores, em São Carlos (SP), vai produzir um propulsor para veículos híbridos. O anúncio da VW vem uma semana depois da General Motors, que confirmou a aplicação de R$ 7 bilhões até 2028.
ELÉTRICO NA LIDERANÇA
Pela primeira vez, um veículo elétrico foi o carro mais comercializado do mundo. No ranking global de 2023, que até o momento não contabiliza as vendas de dezembro, o Tesla Model Y é o líder, superando o Toyota Corolla. De acordo com a consultoria Focus 2 Move, o automóvel da Tesla somou entre janeiro e novembro do ano passado 1,06 milhão de unidades, o que representa 57,1% de crescimento
em relação ao mesmo período de 2022, e superou o modelo da Toyota, que teve 1,01 milhão de exemplares vendidos no mundo - com crescimento de 0,7%.
O Toyota RAV4 ficou em terceiro com 819.780 emplacamentos, aumento de 3,6% - o que garantiu o título de SUV mais vendido do mundo. A primeira picape do ranking é a Ford F-Series, em quarto lugar com 777.231 vendas e crescimento de 12% na comparação anual. Na quinta posição, com crescimento de 15,2% ficou o Honda CR-V, que somou 629.765 vendas. Da sexta à décima posição ficaram: Toyota Camry (572.015), Hyundai Tucson (562.211), Chevrolet Silverado (535.957), Toyota Hilux com (521.633) e as picapes Ram (471.613).
MAIS VENDIDOS NO BRASIL
No Brasil, o ranking dos veículos mais vendidos em janeiro foi apurado nesta semana. A liderança continua sendo da Strada. A picape da Fiat somou 8.022 licenciamentos no primeiro mês do ano e deixou o HB20 na segunda posição com 7.478 emplacamentos. O hatchback da Hyundai abriu 2024 como o carro de passeio mais vendido, deixando o Volkswagen Polo (7.258) em terceiro lugar no geral. O Chevrolet Onix (5.714) ficou com a quarta posição e o Hyundai Creta (4.898) levou o quinto lugar e o título de SUV mais vendido. Da sexta à décima posição ficaram: Fiat Argo (4.696), Chevrolet Tracker (4.280), Nissan Kicks (4.074), Fiat Mobi (3.719) e Volkswagen Saveiro (3.631).
IVECO AMPLIA PRODUÇÃO
Com o objetivo de fechar 2024 com um incremento de 35% na produção de veículos comerciais e de passageiros, a Iveco voltou a operar em dois turnos nas linhas de caminhões médios e pesados, em Sete Lagoas (MG), onde são fabricados os caminhões das linhas Tector e S-Way. O maior complexo global da Iveco também irá produzir 7.100 chassis de ônibus que atenderão ao Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação.
Marcio Querichelli, presidente da empresa na América Latina, destaca que a estratégia da companhia para este ano inclui ainda o início da comercialização do portfólio verde, com veículos movidos a gás natural, biometano e eletricidade (S-Way NG e a eDaily).
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