Camaçari: AEPC faz reunião de alinhamento com a nova gestão municipal e o Governo do Estado
Na manhã desta quarta-feira(27), na empresa Martins em Camaçari, ocorreu uma reunião de alinhamento entre a Associação Empresarial do Poloplast de Camaçari (AEPC), a nova gestão municipal e o Governo do Estado da Bahia.
O presidente da AEPC, Fernando Muniz, deu início à reunião de alinhamento que contou com a presença de diversos representantes das empresas do Polo Plástico de Camaçari (Poloplast).
Entre as empresas representadas no encontro, destacam-se: Amvox, APS Palletes, CPA, Eco Global, Expresso Nepomuceno, Headplast, Hober Bahia, Martin Sprocket, Martins, Naturalle, Norpack/Prismapack, Produmaster, Quimivita, RBS Brasil, Sol Embalagens, TLL Transporte e Valgroup BA. A reunião também contou com a participação de lideranças políticas e gestores públicos, incluindo: Luiz Caetano , prefeito eleito de Camaçari e Déa Santos , vice-prefeita eleita. Vereadores: Tagner Cerqueira, Dentinho do Sindicato, Dílson Magalhães, Júnior Borges e da presidente do PSB de Camaçari Fátima Trabuco.
Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) : Ângelo Almeida, secretário de desenvolvimento econômico, Eliza Requião, diretora de análise e monitoramento de incentivos fiscais e José Carlos Oliveira , diretor de comércio, serviços e oportunidades de negócios.
O evento teve como objetivo discutir pautas importantes para o desenvolvimento do polo industrial e a melhoria do ambiente de negócios, além de fortalecer o diálogo entre os setores público e privado, promovendo ações integradas que visam o desenvolvimento econômico e social do município. Foram discutidas pautas estratégicas para melhorar o ambiente de negócios, fomentar investimentos, e aprimorar a infraestrutura local. Além disso, a reunião buscou alinhar os interesses das partes envolvidas para garantir que projetos e políticas públicas atendam às necessidades da população e contribuam para o progresso sustentável de Camaçari.
A parceria entre a AEPC, a nova gestão municipal e o Governo do Estado reforça o compromisso de unir esforços para criar soluções que impactem com certeza a qualidade de vida dos cidadãos.
As principais demandas do Polo Plástico de Camaçari, apresentadas junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), refletem a:
Demandas Tributárias e Fiscais
Diferencial de ICMS para aquisição de embalagens :
Agilidade na análise dos pedidos de restituição de ICMS:
Criação de uma política fiscal (estadual e municipal) para produção sustentável (economia circular).
Infraestrutura e Logística
Disponibilização de uma nova saída logística para o Polo Plástico : Ampliar a capacidade de escoamento da produção, simplificando gargalos logísticos e otimizando a distribuição.
Melhorias na infraestrutura do complexo empresarial : Apoio da Prefeitura Municipal de Camaçari para:
Pavimentação de vias e calçadas.
Implementação de iluminação pública adequada.
Ampliação e melhoria do transporte público para atender a região.
Incentivos e Segurança
Linha de crédito subsidiada para aquisição de novos equipamentos: A disponibilização de linhas de crédito permitirá que a empresa invista na modernização de seu parque industrial.
Extensão do convênio CIPE- Polo Industrial para o Polo Plástico: Assim como adotado com o COFIC, para que a atuação da CIPE- Polo Industrial possa ter legitimidade e legalidade nas ações de segurança pública e ostensiva no complexo industrial.
Impactos Esperados
Essas demandas reforçam a necessidade de colaboração entre o setor empresarial, o poder público e outras entidades para promover um ambiente de negócios mais eficiente, sustentável e seguro em Camaçari.
Nossa Hora