O projeto Cine em Cena, promovido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), exibe, nesta sexta-feira (17/11), o longa-metragem Besouro. A película é exibida em duas sessões gratuitas, às 9h e às 14h, no cineteatro da Pracinhas da Cultura, situada na Avenida Luiz Gonzaga, s/nº, Praça da Democracia, bairro Tancredo Neves (Phoc III).
Besouro é um filme brasileiro que se passa na Bahia, na década de 1920, quando, no interior do estado, os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel, que quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio. O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manoel teve com o inseto, que segundo suas características não deveria voar. Ao crescer, Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.
Com 94 minutos de duração, o longa mistura drama, ação e fantasia, sendo inspirado no livro Feijoada no Paraíso, do escritor Marco Carvalho. A classificação indicativa do filme é de 12 anos, embora se o menor estiver acompanhado de um responsável, devidamente identificado, poderá ter sua participação autorizada durante a exibição no Cine em Cena.
A iniciativa é realizada através do subprograma Camaçari Tem Cena e acontece a partir da doação de DVDs de longas-metragens nacionais feita pela Agência Nacional de Cinema (ANCINE). A ação tem o objetivo de permitir o amplo acesso da população às produções cinematográficas, dando visibilidade ao audiovisual brasileiro, além de fomentar o hábito de consumo da arte cinematográfica.