A fénix é um pássaro da mitologia grega que, conhecida também como a ave de fogo, que quando morria, entrava em autocombustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas com toda a sua força e esplendor. O Esporte Clube Vitória quase entrou em combustão em 2022, quando disputou a Série C do Brasileiro, começou muito mal, e só nas últimas rodadas, conseguiu reagir, e escapar do rebaixamento para a Série D, a 4ª Divisão da CBF, como aconteceu com o Santa Cruz, de Recife, que entrou em combustão, um dos mais tradicionais clubes do Norte-Nordeste, sem Série, sem calendário para 2024.
Em 2022, o time do Vitória passou nas mãos de quatro técnicos, Dado Cavalcanti, Geninho, Fabiano Soares e João Burse, e chegou a ter o percentual de 52% de risco de rebaixamento para a Série D. Mas nas últimas rodadas da fase de classificação começou a reação, se classificou para as quartas de final e terminou em 3º lugar na 3ª Divisão a Série C do Campeonato Brasileiro. De volta à Série B em 2023, o Rubro-negro contratou o técnico Léo Condé, mas mesmo com a motivação da volta à 2ª Divisão, nem tudo começou bem para o Rubro-negro nesta temporada.
Foi eliminado precocemente da disputa da Copa do Nordeste logo na 1ª Fase, da Copa do Brasil pelo modesto Nova Iguaçu, tinha a vantagem do empate, mas perdeu de 2 a 0 no Rio de Janeiro, e foi pior ainda no Campeonato Baiano, quando sequer se classificou para as quartas de final, ficando em 6º lugar com apenas 12 pontos em 9 jogos disputados.
Mas na Série B, a Fênix Rubro-negra ressurge das cinzas com todo o seu esplendor. O Vitória volta à elite do futebol da CBF em 2024 com brilho próprio, dono de uma campanha histórica na disputa da 2ª Divisão, com marcas impressionantes, como o clube que permaneceu por mais tempo na liderança do G-4, 26 rodadas, até agora, das 38 que serão disputadas até o sábado, dia 25 de novembro. A campanha do Rubro-negro foi tão impactante, que a festa da 1ª Divisão começou no sábado, sem entrar em campo, com o empate de 0 a 0 entre Sport x Atlético/GO, carimbando matematicamente a vaga no G-4, com três rodadas de an tecipação, antes de entrar em campo para, de virada, ganhar do Novorizontino, por 2 a 1, ontem à noite, em São Paulo, pela 36ª rodada. Agora falta apenas o jogo contra o Sport, sábado, dia 18, no Barradão, para bordar no peito, acima do escudo, a estrela de campeão brasileiro da 2ª Divisão em 2023.
TRBN