O Teatro Alberto Martins (TAM) sediou a abertura das atividades do Novembro Negro 2023 nesta terça-feira (7/11). A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), por meio da Coordenadoria de Igualdade de Direitos e Combate a Discriminação.
O evento de abertura contou com a presença de representantes de diversas pastas da administração municipal, como as secretarias do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) e da Cultura (Secult), além de estudantes da Escola Edivaldo Machado Boaventura e representantes da sociedade civil. Na oportunidade, além de apresentações culturais, aconteceu uma roda de conversa sobre a temática desta edição: “Por uma Sociedade Antirracista”.
A titular da Sedes, Reni Oliveira, falou sobre a importância da pauta abordada. “Durante o ano todo trabalhamos a pauta da igualdade racial, mas nesse mês especificamente onde falamos da Consciência Negra, intensificamos as ações para fortalecer a mensagem de sensibilização, a fim de conscientizar toda a população sobre a igualdade de direitos e a necessidade de combater o racismo”, pontuou.
O coordenador de Igualdade de Direitos e Combate a Discriminação, José Anísio, falou sobre o tema escolhido. “A coordenadoria tem sempre o cuidado de trazer pautas do Novembro Negro que proporcionem reflexões, e nesta edição queremos dizer que não basta somente não ser racista, é necessário ser antirracista, porque assim a sociedade passará a olhar a temática racial de uma forma diferente e todos compreenderão a nossa busca pela igualdade racial”, afirmou.
A vice-diretora da Escola Edivaldo Machado Boaventura, Edmary Fernandes, explicou que a questão antirracista também é abordada na instituição. “Hoje trouxemos esse grupo do 7° ano para fortalecer o que já trabalhamos na escola, gostaríamos de trazer a escola toda, mas temos certeza que esses alunos serão multiplicadores do conhecimento que vão obter aqui”, disse.
Durante todo o mês haverá atividades variadas voltadas a temática do Novembro Negro. A programação oficial será divulgada nesta quarta-feira (8/11).